Quem também está de volta ao palco nesta quinta-feira é o espetáculo O Abajur Lilás, do Grupo Imagens de Teatro. A peça, que estreou em agosto de 2009 no Theatro José de Alencar, chega à sexta temporada, desta vez, no Teatro Sesc Senac Iracema, dentro do projeto Quinta Encena.
Com texto de Plínio Marcos, o espetáculo faz uma metáfora à ditadura, colocando o público frente ao drama de três prostitutas mal tratadas pelo cafetão. O entrevero se dá quando uma das mulheres, numa raiva súbita, quebra um abajur lilás. A trama, ambientada no cabaré O Leite da Mulher Amada, transforma o teatro em um bordel. A plateia é convidada a participar. ``As pessoas vão se divertir. Tem boate, cachaça, farofa. O público não é mero coadjuvante, é realmente atuante``, garante o diretor Edson Cândido.
O Abajur Lilás é fruto de estudo e pesquisa do Grupo Imagens de Teatro, que realizou laboratórios, fazendo vivências em clubes de strip-tease, cinemas e boates em Fortaleza e no interior do Ceará. O cheiro de bebida, misturado às brasas de cigarro e às palavras sujas saídas das bocas de mulheres mal amadas, são ``elementos que compõem essa poesia marginal``, segundo o diretor. O espetáculo também cumpre temporada em maio no Teatro Vila Velha, em Salvador, e segue ainda no mesmo mês para apresentação no 5° Festival Nacional de Teatro de Ipitanga, na Bahia.
Contemplado pelo Edital Myriam Muniz, no ano passado, o Grupo Imagens de Teatro planeja montar outros dois textos do autor Plínio Marcos ainda em 2010: Barrela (previsto para estrear em julho) e Navalha na Carne (previsto para outubro). O local das apresentações ainda não está definido, mas o grupo já começou os ensaios.
SERVIÇO
O ABAJUR LILÁS - espetáculo do Grupo Imagens de Teatro - Hoje (4), às 20 horas, no Teatro Sesc Senac Iracema (Rua Boris 90 - Praia de Iracema). Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). Informações: 3252 2215. Permanece em cartaz todas as quintas-feiras durante o mês de março. Nos dias 22 e 26 deste mês, às 18 horas, no Sesc Senac Iracema, o coletivo participa do programa ``Conversa com o Grupo`` sobre o processo de criação e montagem da peça.
Com direção de Edson Cândido, o espetáculo investiga a obra polêmica e criativa de Plínio Marcos
Nenhum comentário:
Postar um comentário