Destaques

Home Refinance LoanBarrela 11 de setembro, estréia no Sesc Iracema. E ainda mais nos dias 12,18,19,25,26 de setembro e 07,14 e 21 de outubro. Sempre às 20h ao lado do Dragâo do Mar...

Leia mais

Grupo Imagens O GRUPO IMAGENS DE TEATRO foi fundado em janeiro de 2002, a partir de curso de iniciação teatral realizado pelo SESC – Pedro Domingues....

Leia mais

Plínio MarcosConsiderado um autor maldito, o escritor e dramaturgo Plínio Marcos foi um dos primeiros a retratar a vida dos submundos de São Paulo. Poucos escreveram sobre homossexualismo, marginalidade, prostituição e violência com tanta autenticidade...

Leia mais

quinta-feira, 4 de março de 2010

Diário do Nordeste (04/03)


De volta ao submundo


Após o êxito da temporada 2009, o espetáculo "O Abajur Lilás", de Plínio Marcos, encenado pelo Grupo Imagens de Teatro, retorna aos palcos de Fortaleza

A poesia marginal de Plínio Marcos soa sempre como uma alerta de que a vida vai além da realidade "cor de rosa" estampada nos comerciais de margarina, da TV: pessoas felizes com um bom-dia escancarado entre os dentes.

Há certos cenários e personagens que nos passam despercebidos de tal forma, que nem se quer sabemos que existem. Mas, eles estão ali, vivos e trepidantes, sobrevivendo (ou tentando sobreviver) a nossa indiferença.

Como bom conhecedor das mazelas humanas, Plínio Marcos construiu sua dramaturgia com base nesse universo calcado pela dor, abandono e desespero. O qual é tão bem retratado pelo espetáculo "O Abajur Lilás", escrito em 1969.

Projeto

Admirador da obra do autor, o Grupo Imagens de Teatro, fundado por Edson Cândido, dedica-se desde 2002 ao Projeto "Plínio Marcos-Trilogia". O primeiro espetáculo ensaiado pelo grupo cearense, estreado no ano passado, foi "O Abajur Lilás", que reestreia hoje, às 20h, no Sesc Senac-Iracema. Em seguida, virão "Barrela" (julho) e "Navalha Na Carne" (outubro).

De acordo com Edson Cândido, diretor da peça, a companhia se dedica há anos ao projeto da trilogia, chegando, inclusive, a custear a montagem de "Abajur", com dinheiro do próprio bolso. Em 2009, o grupo ganhou um reforço importante, ao ser contemplado com o Prêmio Myrian Muniz da Fundação Nacional de Artes (Funarte).

"Ter ganho o prêmio foi muito significativo para nós, pois precisávamos desse incentivo. O projeto dispõe de 50 profissionais envolvidos direto ou indiretamente, com anos a finco de pesquisa e na batalha do sobe e desce de se manter da arte, e que finalmente conseguiu realizar um sonho", diz.

Drama

"O Abajur Lilás" coloca o público diante ao drama de três mulheres atormentadas pelo cafetão Giro. O ápice do conflito se dá quando uma das prostitutas, numa raiva súbita, quebra um abajur lilás. A trama é ambientada no cabaré "O Leite da Mulher Amada". O cheiro de bebida, misturado com a fumaça de cigarro e com o linguajar sujo e feroz saído das bocas das personagens são elementos que dão os tons d essa poesia marginal. Para o espetáculo, o grupo desenvolveu uma série de pesquisas teóricas e práticas, como visitas a prostíbulos e casas de show. Ouvindo relatos de mulheres imersas numa realidade semelhante a das personagens. "Queremos que as pessoas saiam do espetáculo pensando em toda a violência sofrida pelas as mulheres, no abandono e acima de tudo na tortura que existem ainda hoje, mesmo que seja de outras formas", explica Edson Cândido.

Mais informações

"Abajur Lilás", montagem do Grupo Imagens de Teatro. Reestreia hoje, e continua nos dias 11 e 18 de março e 1 de abril, às 20h, no Teatro Sesc Senac Iracema.

R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia).

Rua Boris 90, Praia de Iracema. Contatos: 3252-2215 Nos dias 22 e 26 de março, o grupo falará do processo de criação e montagem da peça, às 18h, também no Sesc Iracema. Gratuito, dentro da programação da 10ª Semana Sesc de Artes Cênicas.

ANA CECÍLIA SOARES
REPÓRTER

Nenhum comentário:

Postar um comentário