Destaques

Home Refinance LoanBarrela 11 de setembro, estréia no Sesc Iracema. E ainda mais nos dias 12,18,19,25,26 de setembro e 07,14 e 21 de outubro. Sempre às 20h ao lado do Dragâo do Mar...

Leia mais

Grupo Imagens O GRUPO IMAGENS DE TEATRO foi fundado em janeiro de 2002, a partir de curso de iniciação teatral realizado pelo SESC – Pedro Domingues....

Leia mais

Plínio MarcosConsiderado um autor maldito, o escritor e dramaturgo Plínio Marcos foi um dos primeiros a retratar a vida dos submundos de São Paulo. Poucos escreveram sobre homossexualismo, marginalidade, prostituição e violência com tanta autenticidade...

Leia mais

quarta-feira, 17 de março de 2010

Matéria no Zona Mix

“O Abajur Lilás”, que mostra o submundo da prostituição, volta com novo vigor em nova temporada

Na última semana, a equipe do CULTucando foi ver o espetáculo “O Abajur Lilás”, texto do dramaturgo polêmico Plínio Marcos. E olha que tivemos várias surpresas boas, mudanças e grandes sacadas.

O espetáculo é promovido pelo Grupo Imagens de Teatro, com direção de Edson Cândido, e nesta temporada traz um elenco bem maior, com mais veracidade em seu cabaré “Leite da Mulher Amada”.

> Leia matéria sobre a primeira temporada aqui

Entre as novidades, o espetáculo traz um elenco maior, bem mais real que na primeira temporada. O cabaré “Leite da Mulher Amada” virou uma grande arena humana, com vários compartimentos onde os vários personagens são dissecados, como um tapa na cara. A música da “Galega dos Teclados” é um show à parte, mesmo com muitas cenas fortes, consegui me remeter no repertório aos meus tempos de criança.

Kátia Camila (que vive a bêbada Célia) é, desde a primeira temporada no Theatro José de Alencar, a grande estrela de “Abajur”. Com seu jeito meio bêbado, faz da linha da comédia e da tragédia virar um fio de nylon, fino que é quebrado a todo instante. Outro fator da peça que faz dela ser um grande sucesso é o fator surpresa. “Toda quinta é um espetáculo diferente”, relatou Edson Cândido, diretor.

“O Abajur Lilás” pretende fazer uma metáfora à ditadura, colocando o público frente ao drama de três mulheres acorrentadas e amordaçadas pelo tirano, o gay assumido, louco e engraçado Giro. O entrevero se dá quando uma das prostitutas, numa raiva súbita, quebra o abajur lilás.

Toda a trama é ambientada em um cabaré, muito animado por sinal! O cheiro de bebida misturado com as brasas de cigarro e com as palavras sujas saídas das bocas de mulheres mal amadas, são elementos que compõem essa poesia marginal.

O espetáculo é fruto de estudo e pesquisa do Grupo Imagens de Teatro, fundado por Edson Cândido, diretor advindo do Estado de São Paulo. Desde 1998, Edson se sentiu instigado a montar Plínio Marcos, ao assistir ao filme “Rainha Diaba”, interpretada por Milton Gonçalves, e enveredou concretamente no universo fascinante de Plínio Marcos, ao montar o espetáculo “Meia Sola”.

Já em Fortaleza, Edson fundou o Grupo Imagens de Teatro, com a finalidade de seguir a linha e montar textos polêmicos do teatro brasileiro, tais como Plínio Marcos e Nelson Rodrigues; a partir de então iniciou os estudos, com leitura de livros.

Em 2005, o grupo continuou a pesquisa sobre Plínio Marcos e fez um estudo paralelo sobre Qorpo Santo, autor gaúcho do século XIX, com laboratórios em hospitais psiquiátricos e visitas a manicômios prisionais e circulando em Fortaleza e interior do estado do Ceará.

“O Abajur Lilás”, que faz parte do projeto “Plínio Marcos-Trilogia”, foi contemplado no Prêmio Myrian Muniz de 2009 /FUNARTE e tem como objetivo trazer para o público cearense e de todo o Brasil a importância que foi e que é a obra de um autor tão vigente e contundente como Plínio Marcos.

O projeto dispõe atualmente de 50 profissionais envolvidos direta ou indiretamente na concepção da vida real que é “O Abajur Lilás”. Vai uma cachacinha aí?

Serviço:
O Abajur Lilás, do Grupo Imagens de Teatro
Todas às quintas-feiras de Março (exceto dia 25/03) e dia 1º de Abril, sempre às 20h
No SENAC Iracema
Entrada: R$10 (meia) e R$20 (inteira)
Informações: (85) 8897-2730 e 3252-2215

www.pliniomarcostrilogia.blogspot.com

@imagens: Levy Mota, gentilmente cedidas pela produção da peça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário